Mutirão de cirurgias beneficia mais de 2 mil pessoas

7

Operações são realizadas com profissionais e equipamentos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into)

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realiza, todos os anos, mutirões de cirurgias de média e alta complexidade em todo o País. Objetivo é atender aos pacientes que não podem se deslocar a outros estados. Este ano, foram 2.386 pacientes beneficiados em 15 estados por meio do Projeto Suporte.

“O Into é um centro irradiador de conhecimento técnico e de pesquisa, além de ser o maior centro cirúrgico do SUS na área de traumatologia e ortopedia do País. Nesse contexto, nossa missão é também multiplicar o conhecimento pelo Brasil”, ressaltou o diretor geral do instituto, Christiano Cinelli. “Todas as cirurgias realizadas pela nossa equipe neste projeto contam com a presença de médicos locais e, assim, estamos formando ao longo dos anos mais e mais especialistas País afora”.

A equipe do Into fornece a estrutura de equipamentos e o conhecimento para cirurgias de média e alta complexidade. “Os estados onde estamos realizando as cirurgias dispõem da estrutura hospitalar necessária para intervenções desse tipo, o que nos permite aproveitá-la e oferecer um atendimento humanizado ao paciente, sem distanciá-lo de sua família até que se recupere por completo e volte para casa”, avalia o coordenador do Projeto Suporte, José Luiz Ramalho.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde