O livro “O Pequeno Príncipe” ganha diferentes formatos de acessibilidade

7

O lançamento dos novos formatos do livro ocorreu durante o seminário Autonomia e Direito para Todos, promovido nesta quinta-feira (1º), em Brasília

Para atender pessoas com deficiência, o Ministério da Cultura lançou, nesta quinta-feira (1°), o kit de acessibilidade de uma das obras mais traduzidas no mundo, o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, que terá publicação em diferentes formatos.

O kit é composto por um DVD com gravação em audiovisual com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em libras e legendas.

A edição que será disponibilizada no kit ainda conta com o formato Digital Accessible Information System ou Daisy, que utiliza voz humana (ou sintética) de acordo com os protocolos internacionais de acessibilidade, e com o Leitura Fácil, uma maneira de adaptar a obra para ser compreendida independentemente das capacidades linguísticas ou cognitivas do leitor.

O lançamento do kit ocorreu durante o seminário Autonomia e Direito para Todos e faz parte das comemorações dos 10 anos de convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu a data 3 de dezembro como o dia Internacional da Pessoa com Deficiência e do 1º ano de Lei Brasileira de Inclusão, sancionada em julho de 2015.

O pequeno príncipe

A escolha do livro “O Pequeno Príncipe” não foi aleatória e tem um significado muito importante para o avanço do projeto, explica o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Cristian Santos.

“O Pequeno Príncipe é uma das obras mais traduzidas do mundo, tendo sido publicada em mais de 230 línguas. Espero que tenhamos consciência da dimensão política desse lançamento. A parceria entre o Ministério da Cultura e a Oscip Mais Diferenças pretende iniciar um processo de provocação dirigido a todos os que atuam com livros e bibliotecas”, afirmou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC