Romaria de Carros de Bois em Goiás ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro

1

O tradicional desfile de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO) foi eleito por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás, foi reconhecida como o mais novo Patrimônio Cultural Brasileiro.

Por sua relevância como referência cultural e representatividade da vida rural, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (15), o registro da celebração religiosa como patrimônio imaterial do Brasil.

Durante a reunião do Conselho, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, ressaltou a atuação da instituição na defesa da cultura brasileira nos últimos 80 anos.

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, também participou da reunião e destacou o mais novo Patrimônio Imaterial como um reconhecimento das autoridades públicas para a obrigação de preservação da cultura brasileira. “Nós precisamos atuar e fomentar uma série de recomendações que foram feitas para que esta festa se perpetue como ela é”, disse.

Fé e devoção pelas estradas de Goiás

A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, começou por volta de 1840, quando um casal encontrou um medalhão entalhado com a imagem do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Desde então, muitas pessoas peregrinam até a região, caracterizando esta prática como imersa no catolicismo popular.

Ainda hoje, permanece como uma tradição cultural, reiterada no convívio familiar por sua representatividade no que se refere às antigas vivências de homens e mulheres do campo.

O epicentro da romaria é em Trindade, mas os devotos saem de diversas cidades de Goiás e de Estados próximos, do Centro-Oeste e também do Sudeste.

A preparação envolve diversas atividades, como reparos eventuais nos carros de bois, de mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto, entre outros. Essas atividades são executadas por homens e mulheres que dividem o trabalho equivalente à prática no cotidiano da vida rural.

O Conselho Consultivo

O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro pleiteados ao Iphan é formado por especialistas de diversas áreas como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan