Tecnologias para saneamento rural são difundidas na primeira palestra online em 2015

Apenas dois por cento da área rural do Brasil é atendida com saneamento adequado. Porém, duas tecnologias sociais de custo relativamente baixo podem ser adotadas para resolver o problema. Essas soluções foram explicadas pelo pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, na primeira palestra transmitida ao vivo em 2015 pela rede social RepiLeite (Rede de Pesquisa e Inovação em Leite), no último dia 15. A repercussão do evento online de acesso gratuito superou o esperado, considerando ser janeiro um mês tradicionalmente de baixas atividades em razão do período de férias.

Um post da palestra, divulgado pela Embrapa no perfil Agro Sustentável, do Facebook, gerou quase 200 compartilhamentos. Foi percebido um aumento no número de adesões à RepiLeite nos dias que antecederam o evento, chegando a 43 novos membros. A repercussão também foi positiva em termos geográficos, já que pessoas de 12 estados (ES, GO, MG, MS, MT, PA, PB, RJ, RN, RS, SC, SP) acompanharam a transmissão da palestra sobre tratamento de água e esgoto na propriedade rural.

O pesquisador abordou o uso de clorador e fossa séptica, que proporcionam importante impacto na saúde e na qualidade de vida da população rural e na qualidade do leite produzido nas propriedades. “Várias etapas da atividade agropecuária necessitam de água: produção de forrageiras, alimentação do rebanho, limpeza dos tetos para ordenha, limpeza dos equipamentos e vasilhames, bem como a higienização das instalações”.

A instalação de cloradores no ponto de chegada da água à propriedade é o suficiente para deixar essa água em perfeitas condições de consumo. A implantação do sistema é fácil e pode ser vista passo a passo também em uma cartilha clicando aqui. Trata-se de um conjunto de canos e registros de PVC que tem o objetivo de guiar a entrada da água a um depósito de pastilhas de cloro antes de chegar à caixa d’água.

Otenio também apresentou a tecnologia da biodigestão para tratar o esgoto da propriedade. O processo pelo qual a matéria orgânica contida no esgoto é digerida pelas bactérias que atuam na ausência de oxigênio acontece por meio da fossa séptica. Nela, o esgoto dos banheiros das residências rurais é lançado dentro de um conjunto de caixas d’água ligadas uma a outra e não no solo, córrego ou rio, como é feito na maioria das propriedades. O líquido acumulado na última caixa da fossa séptica se transforma em um biofertilizante, que pode ser utilizado como adubo. As instruções para implantar uma fossa séptica podem ser conferidas aqui.

Entre as vantagens de utilizar a fossa séptica estão a diminuição da poluição da água e do solo, ajudando a evitar doenças transmitidas pela água contaminada e o uso biofertilizante, que é rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. “Com o aumento do número de moradores rurais utilizando fossas sépticas, espera-se reduzir consideravelmente a poluição de solos, córregos e rios. Trata-se de um instrumento de saúde pública”, apontou.

Comentários- Otenio se sentiu honrado com a oportunidade de abrir a série de transmissões de palestras que a Repileite vai realizar ao longo de 2015. “Estamos iniciando um processo que favorece e fortalece a inserção dos conteúdos da Embrapa Gado de Leite em questões essenciais, visando a melhoria da produção de leite e da qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Também contribuímos para a formação dos técnicos que participam da rede, cujo contingente é cada vez maior”, observou.

Várias foram as perguntas encaminhadas pelos participantes pro meio do chat, todas respondidas pelo pesquisador após a transmissão. Michelssen Faria, produtor de Goiânia (GO), afirmou que as respostas ajudaram muito a conhecer melhor a tecnologia. O produtor de Duque de Caxias (RJ), Roberto Taboas, agradeceu pelas respostas claras e pela palestra, que considerou excelente, assim como o técnico agrícola e o estudante de Agronomia do Rio Grande do Norte, Josenildo Silva e Paulo Gomes, respectivamente. Já o extensionista Vinícius Perdigão, de Nova Era (MG), afirmou que as informações foram de grande utilidade para as pessoas de sua região.

Interessados em conhecer Unidades Demonstrativas das tecnologias apresentadas na transmissão ou obter informações complementarem podem encaminhar suas questões pela Repileite, em www.repileite.com.br, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Marcos La Falce (Mtb 3526-MG)
Embrapa Gado de Leite
cnpgl.imprensa@embrapa.br
Telefone: (32) 3311-7495

Mais informações sobre o tema:
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br