Capes lança portal com recursos educacionais de acesso livre

Plataforma terá materiais educativos voltados para professores e alunos da educação básica, superior e da pós-graduação

Estudantes e professores da educação básica, superior e da pós-graduação vão poder aprimorar seus conhecimentos por meio do novo portal educacional – eduCapes. Com previsão de lançamento para setembro, a plataforma é organizada pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e parceiros.

Com o eduCapes, o internauta terá acesso livre à laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, ebooks, videoaulas, animações, dissertações e outros materiais de pesquisa e ensino sob domínio público do UAB.

O novo portal educacional on-line foi idealizado a partir da expansão do acesso à internet e do uso de novas mídias pelos estudantes, resultado do processo de democratização da informação e cultura, observando ainda a necessidade de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados no âmbito do UAB, entre outros.

Conhecimentos

Além dos materiais disponibilizados, o eduCapes permitirá o acesso às plataformas de universidades parceiras do Sistema UAB, algumas delas já integradas ao portal, como: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio Cederj), entre outros.

O portal terá, ainda, informações de outras instituições, como a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Representação do Governo dos EUA no Brasil, Fundação Lemman, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Khan Academy e o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE).

Atualmente, o Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Capes