Na prática esportiva, a possibilidade de um novo futuro para crianças e adolescentes

121117_MG_3287.2

Lançado nesta segunda-feira, projeto investe R$ 157 milhões em atividades culturais, tecnológicas e esportivas para 50 mil jovens

Disciplina, respeito e, além de tudo, a possibilidade de um futuro melhor, longe da violência, são alguns dos efeitos do projeto que apresenta crianças e adolescentes à prática esportiva e terá reforço financeiro do Governo do Brasil. Criado em 2003, o Força no Esporte terá apoio do Programa Emergencial de Ações Sociais para o Rio de Janeiro.

Lançado nesta segunda-feira (13), o programa emergencial vai estimular a participação de 50 mil jovens em atividades esportivas, culturais e de tecnologia. São crianças como Henrique Gabriel Silva. Aos 10 anos de idade, ele já sabe o que quer fazer no futuro: ser professor de educação física. A decisão veio pela sua participação no Força no Esporte.

Para Henrique, além de aprendizado esportivo no programa, que também tem como objetivo a formação de futuros atletas, o Forças no Esporte proporciona disciplina. “Antes eu não sabia ouvir as pessoas, eu só queria falar. Agora eu quero ouvir as pessoas para depois falar. E quando puder”, disse.

Ensino e paixão

Serão investidos R$ 157 milhões nos trabalhos em busca de prevenir a violência na capital fluminense. O valor vai beneficiar crianças como Lucas Pazzine, 10 anos, que pratica esgrima, judô, futebol e natação. “Quando você não consegue saber o esporte para fazer, eles [os professores] vão e ensinam. Se a gente gostar, a gente faz”, disse.

Atualmente, são 405 crianças e adolescentes que fazem parte das atividades do programa, desenvolvido em parceria pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social. “Aprendemos sobre respeito, sobre como se portar diante das pessoas. Gosto do conjunto aqui”, disse Hanlley de Souza, 14 anos, que tem no atletismo uma nova paixão.

Portal Brasil